quarta-feira, 9 de abril de 2014

NOSSA ESCOLA...



O Externato Kennedy, foi fundado no dia 22 de fevereiro de 1965, sem fins lucrativos e com o objetivo de atender à comunidade carente de Aracati da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

Funcionava inicialmente na residência de seu Fundador, o Profº. Régis Bernardo de Souza, que durante quarenta anos dirigiu este estabelecimento de Ensino. Com o passar dos anos houve uma demanda grande por parte da população e para solucionar esse problema foi cedido, pela Paróquia de Aracati em 1969, um prédio em condições precárias onde sete cômodos do prédio serviam como salas de aulas.

Vale salientar que a mensalidade cobrada era uma quantia irrisória e muitos alunos, por falta de recursos financeiros, não efetuavam o pagamento, dificultando assim o pagamento dos professores. Nesse período o Senhor Prefeito Dr. Kleber Alexandre Gondim mesmo a escola não tendo nenhum convênio com o município passou a oferecer a merenda escolar para todos os alunos.

Diante das dificuldades acima mencionadas o diretor da escola efetuou um convênio com o Estado em 1985. Por meio do referido convênio várias professoras do Estado foram transferidas para a escola amenizando assim as dificuldades enfrentadas pelo diretor. A partir desse convênio a escola passou a denominada de Escola de 1º Grau Externato Kennedy.

O professor Régis Bernardo de Souza (in memorian) pertenceu a uma família de educadores e sempre foi um homem dedicado ao magistério. Pela dedicação destinada durante 25 anos de docente no Colégio Marista de Aracati, foi doado pela UNBEC (União Norte Brasileira de Educação e Cultura), ao referido professor, um prédio para instalação do Externato Kennedy. É um prédio histórico e funcionou como sede do Governo da Confederação do Equador.

O Externato Kennedy está instalado no prédio mencionado, que oferece melhor espaço físico e melhores condições de funcionamento.

Por todas essas dificuldades enfrentadas pela escola, em 1998 na administração do Prefeito Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, foi feito um convênio entre o diretor e a Secretaria de Educação, tornando-a uma escola Municipal, garantindo assim a permanência dos alunos que não tinham condições de pagar uma mensalidade escolar.

Atualmente o Externato Kennedy, passou por um processo de mudança no seu nome, passando a chamar-se de Escola de Ensino Fundamental Professor Régis Bernardo de Souza, com o intuito de homenagear o fundador da escola Prof. Régis Bernardo de Souza (in memorian). 
Sua direção hoje é composta por 01  diretor: Prof. Almério Flávio de Souza Lôbo; 02 Coordenadoras Pedagógicas: Maria Neuma da Silva Costa e Maria Ivoneide Monteiro Cajazeiras e 01 Coord. Disciplinar: Valdizio Viana Marques; 01 Coord. do Mais Educação: Alexsandro Florêncio de Oliveira; 01 Secretária: Maria José Matias de Santana; 27 professores, dentre estes, professores de sala de aula, sala de leitura e  sala de A.E.E.; 09 funcionários; 20 turmas distribuídas em dois turnos: manhã com 11 turmas e tarde com 09 turmas. No turno da manhã  com 293 alunos e à tarde com 238, perfazendo um total 531 alunos. Com faixa etária de 06 à 27 anos.